Estratégia

A Estratégia de Desenvolvimento é estruturada nalguns elementos fundamentais: a Missão e os Valores da APDL, a Visão para a APDL e suas unidades de negócio, os Objetivos Estratégicos agrupados em Eixos Estratégicos de Intervenção e, ainda, os Fatores Críticos de Desenvolvimento da APDL e do seu sistema portuário.

A estratégia definida procura, no respeito pela Missão da APDL, atingir um conjunto de Objetivos Estratégicos (OE) que a Visão definida pressupõe e que visam aproveitar as vantagens competitivas da APDL e do seu sistema portuário, tirar partido das suas capacidades de defesa, concretizar as suas necessidades de reorientação e corrigir as suas vulnerabilidades.

Para promover a necessária articulação e integração das três unidades de negócio e da APDL num conjunto coeso, os OE foram agrupados em Eixos Estratégicos de Intervenção (EEI), que no todo, procuram abarcar os desafios que a APDL irá enfrentar, facilitando a compatibilização dos OE entre as unidades de negócio, representando uma estratégia concertada para a APDL, e contribuir para agregar e compatibilizar a atuação dos stakeholders considerados relevantes para a concretização da estratégia de desenvolvimento adotada. A vinculação dos OE nestes eixos estratégicos contribui para enquadrar numa estrutura lógica as ações a empreender para conseguir atingir o desenvolvimento estratégico desejado.

 

Os EEI cobrem as quatro grandes áreas em que a APDL deverá atuar enquanto entidade responsável pelo negócio portuário e logístico e entidade gestora de um conjunto de infraestruturas, que deve assegurar a sua coesão interna, nomeadamente tendo presente a nova configuração em sistema portuário, e contribuir para a sustentabilidade dos territórios onde se insere.

  • Negócio: Consolidação e Diversificação do Negócio
  • Infra/infoestrutura: desenvolvimento das infraestruturas portuárias e intermodais
  • Gestão Interna: aumento da coesão interna
  • Sustentabilidade: sustentabilidade e integração com a envolvente

 

Os fatores críticos de sucesso que se apresentam em seguida, identificam as questões críticas para a boa prossecução da estratégia de desenvolvimento da APDL e do seu sistema portuário e, por conseguinte, constituem um apoio à priorização das ações, para que não se perca o foco no que é realmente estratégico e como tal deve ser tratado.

  • Mobilização e adesão da estrutura interna da APDL e dos seus stakeholders
  • Mitigação dos impactes ambientais da operação portuária (em especial em Leixões)
  • Reforço de oferta integrada apoiada em plataformas logísticas, quer para aumento de valor, quer para aumento de capacidade do lado de terra (em especial em Leixões)
  • Construção do terminal a -14,8 m(ZH) em Leixões
  • Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Leixões
  • Reconversão do Terminal de Contentores Sul
  • Articulação de todas as entidades (24h/24h)
  • Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Viana do Castelo
  • Renovação dos equipamentos de movimentação de carga no porto de Viana do Castelo
  • Acessos rodoviários ao porto comercial de Viana do Castelo
  • Rampa ro-ro em Viana do Castelo
  • Gestão articulada da VND com terceiras entidades (nomeadamente EDP e agentes de desenvolvimento territorial)
  • Segurança da navegação (alargamento e aprofundamento do canal da Via Navegável do Douro)
  • Modernização das eclusas da Via Navegável do Douro
  • Cais suplementares no rio Douro para os cruzeiros turísticos
  • Navegação noturna na Via Navegável do Douro