Projeto

No âmbito do Roteiro de Transição Energética do Porto de Leixões para a Neutralidade Carbónica que a APDL tem em curso, foi apresentada uma proposta pela empresa Eco Wave Power (EWP), tendo como missão apoiar na produção de energia limpa a partir das ondas oceânicas.

A EWP  é uma empresa internacional, líder em tecnologia de aproveitamento da energia das ondas, que desenvolveu uma tecnologia patenteada, inteligente e económica para transformar as ondas do oceano em eletricidade limpa.

O projeto, inovador em Portugal, consiste, numa primeira fase, na instalação de uma Unidade de Pequena Produção composta por flutuadores e unidades de conversão de energia, no quebra-mar / molhe norte da Barra do Douro – Estrutura Sul, que permitem captar energia das ondas, transformando-a em energia elétrica.

Para o efeito, a EWP procedeu ao registo, junto da Direção-Geral de Energia e Geologia, do seu projeto de 1 MW, tendo-lhe sido atribuída a respetiva potência de ligação.

O Projeto encontra-se em linha com o plano do Governo para o desenvolvimento das energias renováveis, um setor que poderá gerar 254 milhões de euros em investimentos, 280 milhões de euros em valor bruto acrescentado e criar 1500 novos postos de trabalho. O principal objetivo estratégico do plano é a criação de um cluster de exportação industrial competitivo e inovador para as energias renováveis ​​do oceano, a energia das ondas.