Reconversão do Terminal Multiusos

ENQUADRAMENTO

O porto de Leixões representa aproximadamente 27% do PIB do concelho de Matosinhos, 11% do PIB da Região Norte, 6% do PIB Português, 20% do emprego de Matosinhos, 11% do emprego da Região Norte, 6% do total do emprego nacional e 20% do comércio externo português por via marítima.

O porto de Leixões é um importante porto no contexto do sistema portuário nacional e ibérico, através do qual é exportada mercadoria para mais de 180 países através de uma rede significativa de armadores.

É o segundo maior porto nacional em termos de tráfego de mercadorias, com um movimento anual de cerca de a 19,5 milhões de toneladas, um movimento anual de carga contentorizada superior a 685 mil TEUs, um movimento anual de carga Ro-Ro superior a 1,3 milhões de toneladas - constituindo-se como o maior porto nacional neste segmento de mercado

Apesar dos bons resultados, a estrutura física de Leixões tem afetado a operacionalidade do porto devido: 

  • à limitação física para expansão de terraplenos;
  • ao esgotamento de capacidade dos atuais terraplenos;
  • a condicionamentos dos calados dos navios aos fundos existentes.

 

Para garantir a competitividade do Porto de Leixões é crucial dar resposta à tendência de crescimento da dimensão dos navios, garantir condições de segurança adequadas e promover o desenvolvimento portuário no contexto das novas orientações de mercado.