Benefícios para o porto de Leixões e região
- Leixões poderá receber mais 17% do movimento
- Aumento do peso do Porto de Leixões no PIB nacional para 7,5% em 2026 (versus 6,3% em 2018)
- €900 milhões/ano o aumento do Valor Acrescentado Bruto da região Norte, provocado direta, indiretamente e de forma induzida por estes investimentos
- Crescimento médio de 2%/ano de carga contentorizada
- Poupanças nos custos de transporte ao longo da cadeia logística de 115 milhões de euros
- Externalidade ambientais positivas de 50 milhões de euros
- Transferência modal do transporte rodoviário para o marítimo com redução do impacto ambiental e sinistralidade
- Reforço da capacidade do Porto de Leixões em termos de movimentação de carga contentorizada em +60%, e para o dobro no setor do Ro-Ro
- Criação dum total de 175 postos de trabalho diretos (que representa 2,5% do número de desempregados residentes em Matosinhos)
- Criação de cerca de 5 mil novos postos de trabalho indirectos, dos quais cerca de 1 100 em empresas diretamente ligadas ao setor portuário.
Benefícios para o porto de pesca
- Beneficiação das pontes-cais
- Reposição de passadiços flutuantes
- Criação de terrapleno
- Criação de uma nova linha de cais gerando um novo porto de abrigo
- Criação de um cais de alagem para pequenas embarcações
- Cedência de frente acostável no limite noroeste do novo terminal
- Criação de novo entreposto frigorífico
- Criação de nova fábrica de gelo
- Criação de instalações para o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR)
- Criação de área de estacionamento de embarcações a seco
- Criação de posto de combustível
- Instalação de grua de alagem.