O Estudo de Impacte Ambiental, agora em discussão pública pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, evidencia impactes negativos pouco significativos, essencialmente ligados a ações da fase de construção. Também na fase de exploração o panorama geral aponta para impactes negativos de alcance limitado.
Os Impactes sociais e económicos são positivos, muito significativos na região, em termos macroeconómicos, na criação de emprego (direto e indireto), na dinamização do setor portuário e relacionados, entre outros.
Medidas de mitigação mais relevantes:
- O acesso local será feito exclusivamente pelas vias internas do porto já existentes (VILPL e Via de Cintura Portuária), ficando interdito o uso da rede viária local
- Beneficiação da Via de Cintura Portuária com aplicação de pavimento menos ruidoso
- Desenvolvimento de projeto de integração paisagística do Novo Terminal, no qual deve ser considerada a criação de faixas de espaços verdes de enquadramento
- Recorrer sempre que possível a mão de obra local, favorecendo a colocação de desempregados residentes no concelho de Matosinhos
- Aquisição de produtos e serviços junto de empresas instaladas na região do Grande Porto, com o objetivo de maximizar a fixação de valor a nível regional.